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Sobre o MunicÃpio
Portal de Serviços Públicos - Lei Nº 13.460/2017
Equipe Volante
O que é?
A Equipe Volante integra a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem o objetivo de prestar serviços de assistência social a famÃlias que residem em locais de difÃcil acesso (áreas rurais, comunidades quilombolas, assentamentos, dentre outros). Essa equipe é responsável por fazer a busca ativa destas famÃlias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à FamÃlia (PAIF) e demais serviços de Proteção Social Básica, que poderão ser adaptados à s condições locais especÃficas, desde que respeitem seus objetivos.
Etapas para a realização deste serviço
Inscrição e acompanhamento técnico
Prazo Máximo para Prestação do Serviço
IMEDIATO
Requisitos
Constituem usuários da equipe volante as famÃlias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vÃnculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social, cujo residem em locais de difÃcil acesso.
Formas de Atendimento
Serviço continuado, prestado diariamente
Regularidade da Oferta
Serviço continuado
Taxa / Tarifa
GRATUITO
Documentos
Documentação pessoal
Formas de Prestação de Serviços
Por procura espontânea; Por busca ativa; Por encaminhamento da rede socioassistencial; Por encaminhamento das demais polÃticas públicas.
Informações de Acesso
Divulgação em mural do serviço. Nas escolas, nas comunidades e bairro
Metodologia Utilizada
Fortalecer a assistência social como direito social de cidadania; Respeitar a heterogeneidade dos arranjos familiares e sua diversidade cultural; Rejeitar concepções preconceituosas, que reforçam desigualdades no âmbito familiar; espeitar e preservar a confidencialidade das informações repassadas pelas famÃlias no decorrer do trabalho social; Utilizar e potencializar os recursos disponÃveis das famÃlias no desenvolvimento do trabalho social; Utilizar ferramentas que contribuam para a inserção efetiva de todos os membros da famÃlia no acompanhamento familiar. É importante que as ações do PAIF sejam adequadas à s experiências, situações, contextos vividos pelas famÃlias. Portanto, ao implementá-las cabe refletir sobre o tipo de famÃlia a que a ação se destina e se ela terá algum significado.
Locais de prestação do serviço
Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS como referencia e demais comunidades
Prioridade de Atendimento
Regra geral de atendimento por ordem de chegada, mas ressalvados os casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, devendo ser asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas com crianças de colo.
Previsão de Tempo de espera para o atendimento
IMEDIATO
Padrão de qualidade esperada
Satisfatório
agendamento
Imediato
Entidade/Órgão Responsável
Secretaria Municipal de Assistência Social
Avaliar Serviço
Endereço: Avenida Alvaro Mendes (Sede da Prefeitura)
Setor Responsável: Secretaria Municipal de Assistência Social
Horário de Atendimento: 7:30 às 13:30